quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Acabou a folga!!!

Após um "loooongo" feriado...estou de volta!
No feriadão não viajei...fiquei e casa descansando e aproveitei para fazer treinos de musculação, além de uns exercícios aeróbicos como pular corda. Confesso q estou gostando de pular corda tb...rs...
Nos dias q me animei para correr, advinha quem aparecia? A chuva!!!
Na terça consegui correr 3km...estava meio indisposta...minha meta era correr pelo menos 5km, mas não deu...
Hj voltei aos meus treinos no Ibira...agora sou "planilhada"!!!!
Já comecei a fazer o treino com base na minha planilha de treinamento. Hoje era um treino em fartlek de 8,4km, com raquecimento e rodagens mais lentas e mais rápidas intervaladas...bacana.
No km 6,5 me senti como a D. Aranha da música "...veio a chuva forte e me derrubou...". É isso mesmo, não consegui terminar o treino, vê se pode! Até a chuva está conspirando contra...rs..
Tive que correr mais forte, só q da chuva!
Estou gostando desta história...agora tenho uma nova motivação...e tb posso treinar, mesmo q em dias diferentes do grupo...de acordo com minhas necessidades...isso é bem legal!
Pessoal!!! Não desanimem! Passei para animá-los a continiuar treinando e sempre buscar atingir seus objetivos, mesmo que venham as "chuvas"...
Nos vemos correndo por ai!!!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Teste dos 3km!

Ontem fui ao Ibira!
Confesso que estava com um pouco de preguiça..um pouco desmotivada...mas ao mesmo tempo não queria abrir mão do meu treino. Então...lá fui eu.
A primeira coisa q meu treinador falou, foi sobre a necessidade do teste dos 3km para elaboração da minha planilha de treinos (personalizada só para mim!!!).
Aquela frase não foi muito animadora no momento, mas resolvi que ia dar o meu melhor...
Depois de um aquecimento e um alongamento dinâmico lá fui eu!
Corri os 3,2km no meu limite (de forma que eu conseguisse manter o mesmo pique até o fim).
Fiz 18min, sendo 6min/km. Até q não fui tão mal assim...minha frequência final estava em 176 BPM e o resultado do VO2 foi 44,40. Este resultado do VO2 foi menor do que o do teste ergométrico que estava em 50,51, mas confesso que "pedi pra parar" o teste ergométrico, antes do meu limite...rs...
Depois fiz mais 3km bem leve (8min/km) só para "relaxar" um pouquinho.
Aproveitamos para fazer o teste de anamese e em breve estarei "planilhada"!
Será ótimo poder treinar de acordo com as minhas necessidades e metas/objetivos. Tenho certeza de q isso me motivará bastante!

Agora, mudando um pouco de asunto, qdo estava correndo no Ibira onte, tive uma sensação diferente...foi bem bacana qdo passei a observar as pessoas que corriam lá tb (e não eram poucas!) e imaginar q algumas daquelas pessoas podiam ser meus amigos de "blog"...Fiquei pensando no que elas (vocês!) iriam postar hj e que eu ia me identificar com aqueles pots pois tb estava lá! Engraçado né!

Nos vemos correndo por ai!!!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Mude!

Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importanteque a velocidade....
Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores do que as já conhecidas, mas não é isso o que importa. O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia. Só o que está morto não muda!
Trecho do poema de Clarice Lispector

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Ufa!

Hoje foi um dia (quer dizer, uma noite!) de mais um treininho no Ibirapuera!
Cheguei lá por volta das 17h45...um pouco cedo para um treino q só começaria às 18h30!!!
Aproveitei para fazer uma caminhada bem leve de 2km e depois corri mais 1km em uma intensidade mais forte (5min). Esses treinos são bons para a resistência...
Qdo meu "personal" chegou, ele me passou um treino de mais 5km, sendo 2km moderado, 1,5km forte, 1,5km moderado....Deu para cansar! Terminei o treino em 32min...
Depois um bate-papo e alongamento para finalizar!
Nada como começar a semana com um treininho básico...fiquei bem animada e entusiasmada para os próximos dias...minha meta é treinar na quarta, na sexta e ainda no sábado, fora a natação né! Ufa!
Estou trabalhando para a minha cumprir minha próxima meta que é terminar o Circuito Vênus (08/03) em até 1h! Vamos lá!!! Fique empolgada de saber que já são umas 10 mulheres inscritas só da Personal4life! Com certeza uma motivará a outra durante a prova! Fora a fetsa na retirada dos kits...rs...
Por hj ainda está faltando a musculação...afinal, se eu não fortalecer os músculos, eles vão reclamar durante as corridas né... vou tb me preparar para uma terça-feira de recuperação, com 5km de caminhada moderada!

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Aaaaiiiiii....rs...

Nossa...hj eu tô cansada!
Comecei ontem a noite os preparativos para o sábado! Separei tudo o que achei q poderia precisar para o treino e para a aula de natação. Desta vez não esqueci nem o Ipod, nem o frequencimetro. Fui dormir tarde, pra variar...
Acordei (um pouco cansada do treino de ontem à noite) umas 7h30 e fui para o treino na USP. O dia estava meio friozinho...o que me ajuda a correr melhor...rs...fiz 9km em 52min...fiquei feliz com o resultado.
Minha mãe foi comigo (na verdade ela q me acordou, vê se pode!) e começou a fazer caminhada (5km) ela ficou bem animada e até se inscreveu para fazer a caminhada de 5km no dia 08/03 no Circuito Vênus...
Depois de um bom alongamento, e um lanchinho, sai "correndo" e fui para a 1ª aula de natação...nossa, como isso cansa! Foram 50 min batendo perna depois de correr 50 min, isso não é para qq um...
Fiquei bem casada e com mta (muita mesmo!) fome...mas bem animada tb!
Engraçado como temos prazer em sofrer né...rs...
Agora terei um domingão de folga e voltarei na segunda com mais um treino noturno no Ibira! Meu namorado vai treinar comigo na segunda...tenho certeza de que este será um grande incentivo!

Ai fica uma reflexão para este final de samana...


Nos vemos "correndo" por ai!!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Caminhando para a Corrida!!!

Pessoal...hoje fui em uma aula aberta do SESC Pinheiros que se chama "Caminhando para a Corrida". Fui mais por curiosidade...já tinha ouvido falar e sempre quis saber como funcionava...enfim.
Fui lá e decidi participar da aula. Nossa quanta gente!!!
Fizemos um awuecimento de 10min e depois tivemos algumas "técnicas de corrida" por mais uns 10min. Depois de um alongamento rápido começamos a realizar o treinamento. Foi um "fartlek", um treino intervalado em 3min de corrida forte e 3min de corrida lenta, depois mais 2min de corrida forte e 2min de corrida lenta. Corremos por 40min, realizando 4 blocos neste modelo.
Depois mais um alongamento para finalizar!
A-D-O-R-E-I!!!
Vi muitas pessoas diferentes e ao mesmo tempo com o mesmo prazer em correr. Eram pessoas de todas as idades e capacidades de correr.
Fiquei impressionada com as senhoras e senhores, e a força de vontade deles! Na verdade, a maioria era bem mais rápida do que eu...rs...eu é q estava "sobrando".
Não deu para conhecer todo mundo (ainda), mas pretendo participar dos treinos com frequencia...
Amanhã tem mais um treininho de 9km na USP e depois a 1ª aula de natação! Ai meu DEUS!!!!
Até +

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Treino novo!

Caracas!!! Sinto q sou um ratinho de laboratório...
Meus "treinadores" estão acabando comigo...rs...
Hoje sai do trabalho toda animada para mais um treininho...fui para o Ibirapuera super ansiosa...cheguei quase 1h antes do horário marcado...rs...Td bem, aproveitei para dar uma aquecidinha andando de bike...mas sem forçar muito, pois queria estar "inteira" para o treino de corrida.
Com a maior cara de pau disse para o Maurício que já tinha aquecido andando de bicicleta pelo parque...não valeu de nada!!! Rs...
Ele me passou um aquecimento "Educativo". Foi bem bacana, alguns minutinhos correndo de maneira diferente, com os pés para frente, pulando, com os joelhos na altura do quadril, batendo os calcanhares nos glúteos, andar e encostar o cotovelo no joelho...ufa! Que aquecimento...rs...
Qdo achei q já tinha terminado por hj (rs) ele me disse q ainda tinha o treino...vê se pode?!?
Fizemos um treino "Intervalado" e ele preparou "especialmente" para mim...rs...com base no meu teste ergométrico da semana passada.
Corri 2km em velocidade mais lenta só para soltar o corpo e depois mais 1km forte (total 16min38seg) na primeira volta e tentei manter a segunda volta no mesmo ritmo...quase consegui (total 17min)...Nossa fiquei bem cansada...terminei com mais 2km em ritmo moderado (11min ao todo). Trabalhei o último km de cada volta com 85% dos meus BPMs!
Achei este treino bem puxado...mas bem bacana. Nos intervalos de cada volta de 3km eu parava para avaliar os BPMs. Contávamos três vezes...assim q eu chegava, em 30seg e em 60seg, ai eu saia novamente para a próxima volta.
Amanhã o Maurício disse q me manda uma avaliação geral do meu treino, mas já fiquei feliz com este treino novo e motivada! Nossa, ele é muito eficiente!
Confesso q senti falta do meu Ipod, q eu esqueci de levar e acho q meu treino poderia ter rendido melhor com ele...rs...xi...acho q estou ficando dependente desse gadget...e olha q demorei bastante para me render!
Agora quero marcar um teste ergoespirométrico cf orientação do Leandrol...ele disse q o ergométrico é mto bom, mas o ergoespirométrico é mais completo e tal...vou providenciar um!
Bom pessoal, depois de toda essa "correria" ainda tive pique para passar por aqui e compartilhar os causos de hj com vcs!!!
Até +

Ah..quem quiser conhecer minha assessorial esportiva é só visitar: personal4life.com.br

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Olha que blog maneiro!


O “Correr, um vício!” foi indicado para participar do "meme" Olha que blog Maneiro! pelo amigo Bruno Thomaz, do “Blog Correndo na Chuva” (http://www.correndonachuva.net/). Bruno, valeu pela lembrança e apoio!

As regras para participar deste meme são:
1- Exibir a imagem do selo “Olha Que Blog Maneiro” que você acabou de ganhar!
2- Postar o link do blog que te indicou.
3- Indicar 10 blogs de sua preferência.
4- Avisar seus indicados.
5- Publicar as regras.
6- Conferir se os blogs indicados repassaram o selo e as regras.
7- Enviar sua foto ou de um(a) amigo(a) para olhaquemaneiro@gmail.com, juntamente com os 10 links dos blogs indicados para verificação. Caso os blogs tenham repassado o selo e as regras corretamente, dentro de alguns dias você receberá uma caricatura em P&B.
Estes são os blogs que eu visito com certa freqüência e que sempre tem dicas legais e interessantes! Além de cada pessoa ter seu "dom" para me inspirar com suas histórias!!!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Treininho básico!

Ontem foi o dia de mais um treininho...
Estava com a saúde melhor e foi bem bacana...
O sol não estava muito forte e o pessoal que corria e pedalava pela USP estava bem animado. A USP estava cheia de pessoas preocupadas com a qualidade de vida e prática de atividades físicas...
Fugindo um pouco do assunto...fico muito animada cada vez que vou á um parque ou outro local para correr/ caminhar e vejo várias pessoas com o mesmo propósito...é bem bacana ver como hoje em dia, cada vez mais pessoas estão interessadas em cuidar da saúde...
Fico animada tb, quando vejo os pais com crianças pequenas e que já adoram caminhar no parque, mesmo que para passear com o cachorro ou andar de patins...acho isso ótimo! É muito triste ver aquelas crianças que só ficam em casa jogando video-game...hj em dia os brinquedos não são mais feitos para que as crianças briquem com eles e sim para que eles brinquem com elas....com o tempo elas passam a realizar cada vez menos esforços e tornam-se sedentárias ainda crianças...é uma pena!
Bom, mas este desabafo à parte...voltamos ao assunto do post de hj....o treino de ontem...rs...
Cheguei à USP por volta das 9h...fiz um breve aquecimento dinâmico e sai para correr...
Percurso de 7K...um longão...confesso que às vezes dá até um desespero ver aquela rua sem fim...rs...mas fiz um bom tempo 38min.
Depois do treino, um belo alongamento, com td que tinha direito e descanso...o bom descanso!
Sábado q vem não será mais assim, depois da corrida ainda terá a natação...vamos ver como eu me saio...
Fiquei feliz como resultado...estou adorando os treinos específicos e estou tb muito animada!
Esta semana tem mais!

Ai vai uma fotinho do último Circuito Vênus em SP....o próximo está chegando!!! 08/03...


PS: Apesar de ser uma corrida "só para mulheres" meu maninho me acompanhou! Valeu Di!!!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

FC

TABELA DE REFERÊNCIA PARA CONTROLE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM EXERCÍCIOS AERÓBICOS – (McARDLE, 1992)

MEDIR EM 10 SEGUNDOS, CONTAR AS BATIDAS E MULTIPLICAR POR 6 PARA ACHAR O VALOR EM 60 SEGUNDOS

FCM = 220 – idade =Frequência Cardíaca Máxima
FCM x 60% = limite mínimo
FCM x 85% = limite máximo

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Músicas para correr!

Pessoal...acabei de me lembrar de uma boa dica!
Sempre que eu corro gosto de ouvir músicas. Isso me motiva e mantém num ritmo bom. Me sinto mais animada e disposta e esqueço de tudo que está em volta...
A música ajuda até a mantermos uma freqüência cardíaca adequada durante os treinos.

Existe um site de um DJ onde é possível fazer o download de músicas de acordo com a freqüência cardíaca que deseja manter nos treinos. São diversas possibilidades de freqüência cardíaca, assim vc pode ter músicas para todos os tipos de treinamento que desejar realizar. Cada música tem em torno de 1h...aprox o tempo dos treinos....Não é o máximo?

Ai vai o site para os amantes da música durante a corrida: http://www.djsteveboy.com/podrunner.html

Acessem e divirtam-se!!!

Só não esqueçam de visitar um médico e conhecer a sua freqüência cardíaca adequada de treino.
Existe uma continha básica q pode ser feita (o que não exclui a necessidade de visitar um profissional de saúde!)

Frequência Cardíaca Máxima (FCM) = 220 - idade da pessoa
Exemplo: 220-26 anos = 194 (BPM)
O ideal é trabalhar entre 60% e 85% da sua freqüência cardíaca...no meu caso:
60% FCM - 116BPM
85% FCM - 165BPM

Teste Ergométrico e Corridinha!!!

Galera...vcs não vão acreditar!
Ontem fiz um teste ergom~etrico no cardiologista...
Achei q ia terminar os 21min, mas o negócio é complicado! Fiz 15 min de teste, mas terminei bem...confesso q fiquei c/ um pouco de preguiça...
Minha pressão arterial e batimentos cardíacos normalizaram em 3min de recuperação. Acho q isso é mto bom.
Depois fui no Ibirapuera correr um pouco. Meu treinador me passou um treino de 6.2Km, e eu terminei em 34:47min!!! 10,3 KM/H e pace médio de 5m48seg/KM. Acho q fui mto bem! Estou animada e confiante em melhores tempos.
Fiquei bem feliz com o resultado!!!
Sábado tem mais treino de corrida...

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Prova de Resistência

Muitas vezes sofremos muito ao correr, ficamos desanimados, desmotivados, desistimos, etc...aqui vai uma dica q achei bem interessante!
Vamos entender um pouco do porque algumas coisas acontencem quando corremos...

Porque você para?
O fôlego está acabando e suas pernas doem. Isso acontece pq seu corpo precisa de mto combustível para dar conta do esforço e apelou para uma solução rápida. "O organismo ativa mecanismoa anaeróbicos (s/ consumo de oxigênio), q produzem energia em gde velocidade, mas que, em contrapartida, aumentam a liberação de ácido lático", diz Paulo Zogaib, prof de fisiologia do exercício na UNIFESP. O resultado desse processo é a sensação de queimação nas pernas e nos glúteos. Para remover o ácido lático, seu corpo produz bastante gás carbônico e precisa jogá-lo para fora, o que a deixa ofegante.

A solução
Com a onda hormonal q varre seu organismo e os batimentos cardíacos elevados, parar de repende seria como frear bruscamente um carro a 100 quilometros por hora."Desacelere por 5 min e retorne à velocidade precedente por outros 2. Com o tempo, vc será capaz de aumentar a duração da corrida e diminuir o descanso", afirma Cláudia. No fim do treino, alpngue a parte frontal da coxa e os glúteos: num pé só, puxe a outra perna para trás, trazendo o calcanhar em direção ao bumbum (segure na esteira para não dar pulinhos). Mantenha a posição por 20 seg p/ o estímulo atingir as fibras musculares. Faça séries de cinco seg e aumente o fluxo do sangue no tecido.

Fonte: WH - Jan/09

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Treinamento de corrida!

Neste fim de semana comecei a treinar corridas...
Não estava muito bem fisicamente e "dei o golpe" no primeiro treinamento...Eram 9 km, mas só aguentei até os 7km...rs...
Prometo estar inteira no próximo sábado...
De qualquer forma achei super interessante treinar na USP neste sábado. A USP estava cheia de corredores e é bem especial quando vemos outras pessoas em busca de uma mesma meta....a linha de chegada!
No domingo à tarde fui andar de bike no Pq Villa Lobos e dar uma corridinha, mas confesso que o Sol não foi mto amigo...tb, fui correr à tarde né...rs...mas valeu!
Estou bem animada com a corrida das mulheres em março: Circuito Vênus, ai vamos nós!!!

Li uma matéria que achei bem interessante e resolvi compartilhar...acho que a auto-disciplina tb é importante na prática esportiva!!!

Auto-disciplina para o emagrecimento

Auto-disciplina é a habilidade de aderir a ações, pensamentos e comportamentos que resultem em crescimento pessoal

Uma pessoa sem disciplina pode ter um potencial enorme, mas
terá dificuldade de atingir seus objetivos. Quantas pessoas decidem entrar em dieta e acabam engordando mais do que quando começaram? Situações como esta mostram que, sem disciplina, nossas ambições não saem do papel. Os quatro elementos necessários para desenvolver
a auto-disciplina são:

1) Motivação;
2) Objetivos;
3) Auto-controle;
4) Persistência.

A motivação é o princípio de tudo e só quando o indivíduo está verdadeiramente motivado é que tem forças para buscar os objetivos sonhados. Um problema que grande parte das pessoas enfrenta ao tentar encontrar motivação para operar uma mudança em sua vida são os falsos motivadores. Este é o caso, por exemplo, daqueles que decidem emagrecer pressionados por expectativas familiares. Considerando que esta fonte de motivação é externa ao indivíduo, ele dificilmente reunirá forças para atingir o alvo proposto.

Ter objetivos claros e precisos é outro ponto fundamental, pois permite que a pessoa direcione os pensamentos,
ações e esforços para alcançá-los. Uma estratégia interessante para a definição de objetivos é escrever uma lista com as metas que se quer atingir e enumerar quais atitudes devem ser tomadas para que se chegue lá. Esta estratégia permite que os objetivos tomem forma
e aumenta as chances de sua concretização.

O próximo fator a ser observado é o auto-controle e para atingi-lo é necessário que a pessoa não sucumba aos desejos momentâneos. Deve-se aprender a adiar a satisfação instantânea (de comer uma barra de chocolates, por exemplo) e aguardar para obtê-la no futuro (ao vislumbrar um corpo magro).

O último ponto é talvez o mais difícil: a perseverança. Perseverar significa persistir apesar das dificuldades. Winston Churchil certa vez disse, que “o sucesso é ir de fracasso em fracasso, sem perder o entusiasmo”. Saber tolerar os erros e ter forças para superá-los é o que nos torna persistentes e, no futuro, vencedores.

Como se percebe, a auto-disciplina é uma característica que pode ser conquistada. O indivíduo disciplinado atinge seus objetivos com maior facilidade e coloca-se cada vez mais próximo de seus sonhos. Vale a pena tentar!

Fonte: cyberdiet.com.br